Churrasco desperta paixões, assunto sério entre Chefs especialistas aos churrasqueiros de fim de semana. Cada um tem seu jeito próprio de escolher, temperar e assar as carnes.
Mais do que uma refeição, o churrasco é considerado por muitos um evento social! Por isso, é uma ótima oportunidade para reunir os amigos e a família em torno de saborosas carnes preparadas na brasa. Da conversa boa sem hora pra acabar e aquela dupla que não pode faltar: carne e cerveja.
Sabia que é possível fazer harmonizações interessantes de cervejas com as diversas opções de carnes e acompanhamentos em um típico churrasco brasileiro?
Dica 1 - Weizenbier com pão de alho e queijo assado
Protagonistas, essa dupla de petiscos geralmente abre os trabalhos na hora do churrasco. Cervejas de trigo clara, bem leve e refrescante com leve acidez. Dica de cerveja para começar, uma Backer de trigo bem gelada servida num copo weiss.
Dica 2 - Lager com carnes branca
Carnes brancas são coringas que quando assadas na brasa, ganham notas diferenciadas. A dica aqui é apostar em um estilo bem leve e versátil suficiente para acompanhar. Sugiro a cerveja Backer Pilsen, que possui leves notas de malte, super refrescante.
Dica 3 - Amber Lager e carnes vermelhas magras
Carnes que geralmente não tem tanta gordura, geralmente são mais suaves no sabor. Nossa dica para harmonização é a cerveja Capitão Senra Amber Lager, mais encorpada que as cervejas do estilo Pilsen, leve sabor de malte torrado, vai acompanhar muito bem carnes grelhadas.
Dica 4 - Blonde Ale e as carnes mais fibrosas com gordura.
Carnes mais fibrosas e com gordura vai bem com cervejas mais alcoólicas e encorpadas. Nossa dica aqui é a Cerveja Medieval, uma blonde ale encorpada, com notas carameladas e complexa nos aromas.
Dica 5 - American IPA e picanha
O corte favorito dos brasileiros combina muito bem com cervejas do estilo americano mais lupuladas. A picanha tem sabor marcante e uma capa de gordura essencial para manter a suculência e sabor da carne. Nossa dica para acompanhar é a cerveja American Pale Ale 3 Lobos, uma APA frutada, fresca, que limpa o paladar e deixa a experiência ainda melhor.
Dica 6 - Double IPA com costela e cupim
Cortes gordurosos que requerem bastante cocção, como costela e cupim, são bastante aguardados no churrasco. Geralmente são servidos no final e seguem a lógica de harmonização aplicada às carnes gordurosas: Gordura pede cervejas alcoólicas ou amargas. A dica de acompanhamento para estes cortes é a cerveja Tommy Gun, uma double Ipa super aromática e de alto amargor.